domingo, 20 de setembro de 2009

Os 10 carros mais feios do Brasil

Alguns carros nascem bonitos, mas depois acabam passando por reestilizações mal-sucedidas, por gambiarras ou simplesmente envelhecem, mantendo o mesmo desenho de sempre, sem alterações relevantes. Já outros nascem cagados mesmo, feios desde o primeiro esboço no papel! Limitei esta lista à carros vendidos no Brasil atualmente, o que deixa de fora o hours-concours Clio Sedan, velharias como a Ipanema e bizarrices de outros países, como o Pontiac Aztek. Confira:


Fiat Palio G4 – O Palio G3 era bonitinho… Mas em 2007, a Fiat resolveu cagar no design do Palio. A frente era meio estranha na linha 2008, mas recebeu alguns retoques na linha 2010 e ficou bem melhor. A lateral ficou rebuscada demais, com um desenho poluído que evidencia a baixa qualidade de montagem da Fiat, com portas desalinhas e vãos enormes. Já a traseira, ponto crítico do carrinho, simplesmente não conversa com o resto do carro. A lanterna e o vinco abaixo do vidro traseiro dão um aspecto caído à traseira, que ainda causa estranheza e lembra modelos antigos como o Charade.


Fiat Mille – Uma lista sobre os carros mais feios do Brasil não pode deixar o Uno de fora! Essa caixa preserva o mesmo desenho de 1984, mudando só detalhes. Infelizmente, vende muito e por isso a Fiat não tem pretensão de parar de fabricá-lo. É o melhor exemplo atual de o que é nada mais do que um meio de transporte. Apesar de ter melhorado com a linha Economy, o Mille é uma afronta aos amantes de carro!


Peugeot 307 Sedan – O mercado de sedans médios estava em plena ebulição e a Peugeot ainda não tinha um representante. O projeto original do 307 só previa variações hatch, perua e conversível. A solução foi adaptar uma traseira de sedan no 307 Hatch, para os países emergentes… Adaptação infeliz, diga-se de passagem, feita pela filial chinesa. O carro no geral não é feio, mas a traseira quebrou a harmonia do desenho, com seu visual conservador que já nasceu datado. Hoje ele é o sedan médio de visual menos atraente e tem péssimas vendas, mesmo sendo vendido com preço igual ou até menor que a versão Hatch.


Peugeot 207 Passion – Esse carro provou que somente a matriz da Peugeot consegue fazer sedans bonitos, como o 407. O caso do 207 Passion é ainda pior que o 307 Sedan. Com base no 206 Sedan iraniano, um dos sedans mais desproporcionais que existem, adaptaram nele a palhaçada que a filial brasileira fez com o 206, um carro que revolucionou o design automotivo, adaptando a frente do 207 europeu (bem maior que o 206) e batizando de 207. Uma janela vigia suavizaria a silhueta tosca do 206,5 SD, mas nem isso fizeram.


Renault Logan – Outro arroz de festa das listas dos mais feios. E não é à toa, afinal ele é o melhor exemplo de o que é um carro “low cost”. Seu design foi projetado para ser apenas barato e espaçoso. Espaço realmente é o ponto forte dele, mas precisava ter essa cara de carro dos anos 90?


Fiat Doblò – Parece inspirado no Papa-móvel! E como se já não bastasse a carroceria ter formato de caixote, ele ainda tem uma frente medonha… A versão Adventure fez milagre no visual desse furgãozinho, que nas versões comuns é uma verdadeira agressão aos olhos!


Mahindra Pickup – S10 e Ranger estão gambiarradas, mas ficam lindas perto da picape da Mahindra! Talvez os indianos achem isso bonito, mas olhe para essa foto e tente achar alguma beleza… Garanto que você não encontrará!


Nova Ford Ranger – A Ranger ainda era bonita, mas a Ford parece ter ficado com inveja da S10 gambiarrada e também fez a versão bizarra de sua picape média. A lateral até que ficou melhor, com um ar mais limpo, mas colocaram lanternas xuning e a frente dispensa comentários. Foi direito dos sketches para a lista dos carros mais feios!


Ford Courier Van – Ela ainda é remanescente da geração antiga do Fiesta, que tinha um design ridículo. Pra piorar, pegue a picapinha e coloque um baú. Pronto, temos a Courier Van, ‘adaptação’ de fábrica pra competir com o Fiorino.


Chevrolet Classic – Em sua época (anos 90), ele era bonitinho. Mas assim como o Mille, infelizmente continua com ótimas vendas, o que faz a GM continuar produzindo a versão sedan do velho Corsa. Ele viu o tempo passar e continua com o mesmo design de sempre. Extremamente cansado, mas se reestilizassem seria ainda pior, já podia ser classificado como gambiarra. Mudança até agora, só uma grade mais tosca.

Fonte: Bizarrices Automotivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário